Passar um dia em Cork serviu para conhecer vários dos seus pontos turísticos, mas, sobretudo, serviu para me deixar com um gostinho de quero mais. Como estou perto de lá, tenho a chance de voltar quando quiser. E certamente farei isso. Porém, se você está apenas de passagem pela Irlanda e incluiu esse destino no roteiro, recomendo que dedique, pelo menos, dois dias completos para explorá-lo. Há bastante coisa para ver e curtir sem pressa. Um dos meus lugares preferidos foi, sem dúvidas, a University College Cork, ou apenas UCC. É dessa linda que vou falar hoje.

Fundada em 1845, a UCC ainda mantém bastante da sua arquitetura original e imponente, mas acrescentou ao cenário prédios com design moderno e elegante. É realmente muito interessante passear por ali e admirar as maravilhosas construções. O contraste existente entre o novo e o antigo traz admirável harmonia e vida ao local.

O campus é grande e sugiro que se permita explorá-lo calmamente. Além das construções, a natureza também se destaca. Os canteiros e jardins são mantidos impecáveis. Eu fui no começo da primavera e, por isso, as plantas tomaram bastante da minha atenção. A grama verdinha, tão característica da Irlanda, está presente em várias partes. As flores coloridas vêm trazer delicadeza à paisagem e as árvores de troncos grossos revelam um passado forte. O rio que invade os limites da universidade não nega o quanto a natureza ali se manifesta.

O fluxo de pessoas também contribui para que o lugar tenha um clima vibrante e excitante. Deve ser muito gostoso estudar em uma universidade assim, penso eu.

Dei sorte, pois São Pedro colaborou com a minha viagem e me proporcionou um belo dia de céu azul. Como esse é um passeio ao ar livre, a chuva, tão comum aqui nessa ilha esmeralda, pode comprometer de certa forma. Mas, ainda assim, eu recomendaria uma caminhada por ali. Só não se esqueça do guarda-chuva.

Leia também: