A aproximadamente 170km de São Paulo está a encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, um pedacinho de paraíso que costumo visitar com frequência. Dos muitos motivos que me levam até lá, a beleza da região merece destaque. Quem me conhece sabe o quanto valorizo o contato com a natureza e essa é uma das razões pelas quais me realizo tanto nessa cidade. Apesar de ser vizinha da turística e agitada cidade de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal tem uma pegada diferente, é mais tranquila e acolhedora.

img_20160319_181222

Aprenda a economizar em reservas de hotéis – Clique aqui!

Sempre que viajo para lá com alguém que ainda não conhece a cidade faço questão de levá-lo ao Pico Agudo. Na minha opinião, esta é uma das principais atrações de Santo Antônio. São 360º da mais pura beleza que se pode encontrar a 1.700 metros de altitude. É também um ótimo lugar para os amantes de esportes radicais, como voo de asa delta ou parapente. É comum encontrar turistas e profissionais corajosos praticando tais atividades lá em cima.

Por mais que eu já tenha subido no Pico Agudo tantas vezes, sempre fico em êxtase, como se fosse a primeira vez. A vista nos deixa sem palavras! Qualquer adjetivo parece ser insuficiente para descrever a perfeição que nossos olhos registram do topo do mundo… É como Dante Alighieri disse uma vez:

“A natureza é a arte de Deus”

stant0 stant4

10 Leis gringas que você não vai acreditar que existam (mas existem)

Do alto do Pico Agudo, podemos avistar várias outras cidades incrustadas no Vale do Parnaíba. Até um pedacinho do sul de Minas Gerais é visível de lá.  A propósito, está aí outro destino que amo: Minas Gerais! Ô lugarzinho gostoso!!

É possível chegar no Pico Agudo de carro, mas a estrada é de terra e a subida é íngreme. Isso significa que um carro 4×4 é o mais apropriado, mesmo que outros veículos consigam chegar com sucesso. Quer dizer, é importante ponderar que esse “sucesso” vai depender também das condições climáticas. Em dias de chuva e lama, desaconselho encarar a aventura sem um carro forte e equipado o suficiente.

stant1 stant2

Campos do Jordão esconde Palácio com entrada franca – Clique aqui!

Para chegar ao pico saindo do centro de Santo Antônio do Pinhal, siga pela estrada de acesso ao bairro do Sertãozinho. Felizmente, o caminho é bem sinalizado, com placas indicando o sentido. Quando alcançar seu destino, lembre-se que

da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças!

No mais, desejo a todos um excelente passeio!

Para mais textos sobre destinos nacionais – clique aqui.