Essa é uma dúvida comum daqueles que desejam conhecer um dos lugares mais lindos do mundo, as Rocky Mountains, no Canadá. É também uma dúvida muito pertinente, pois sabemos que o Canadá pode ser extremamente gelado em algumas épocas, com condições climáticas desagradáveis àqueles acostumados com o clima tropical. Mas é bom saber que esse papo de que “o Canadá é sempre frio” é uma lenda muito mal contada… O verão costuma ser delicioso por lá, com as temperaturas ideais para passear e aproveitar as atividades externas. Sem falar na dádiva de ficar claro até quase às 21h, permitindo que seus dias rendam horrores!

Antes de mais nada, deixe-me fazer um adendo. Se você ainda não sabe exatamente o que são as esplêndidas Rocky Mountains e o Banff National Park, já temos aqui no blog outros textos sobre isso. Os link abaixo incluem fotos, sugestões de passeios, roteiro e também um vídeo que vai te mostrar um pouquinho deste paraíso. Se ligue:

Rocky Mountains – O lugar mais lindo do mundo!

Banff National Park – Roteiro de 2 dias – Parte 01

Banff National Park – Roteiro de 2 dias – Parte 2

blog2 blog1

Como podem ver, o visual é impressionante! Porém, para que a viagem seja mesmo um sucesso, é fundamental escolher a época certa do ano para visitar as Rockies.

O que normalmente se recomenda é que essa viagem aconteça entre os meses de junho e outubro, devido às condições climáticas serem mais favoráveis.

Na minha opinião, o legal mesmo é ir em setembro ou, no máximo, no comecinho de outubro (pois já pode estar começando a esfriar). Eu fui no início de agosto e foi ótimo, mas ainda é alta temporada, então tem algumas desvantagens típicas. Por exemplo, quase todos os hotéis estavam cheios e provavelmente o preço dos disponíveis estava mais alto do que em outras datas. Nem que eu tivesse tempo sobrando para esticar minha viagem até Jasper (que vale super a pena, mas é relativamente distante de Banff, já aviso), não seria possível. Pesquisei com duas semanas de antecedência e todos os hotéis já estavam lotados.

blog4 blog3

Os meses de dezembro a março são extremamente frios e você verá muita neve caso decida viajar nesse período. É bonito também, mas o visual é bem diferente deste que mostro nas fotos. Ao invés de lagos azuis e montanhas de pedra, haverá apenas lagos congelados e montanhas brancas. Além disso, não sei dizer como ficam as estradas e quais precauções devem ser tomadas para guiar com tanto gelo no chão. Seria preciso buscar por tais informações antes de fechar sua viagem.

Para quem gosta de ski ou snowboard, é uma época interessante, pois há estações de ski na região de Banff. Porém, abro logo o jogo: não sou a pessoa mais recomendada para indicar esse tipo de atividade. Na verdade, nem sei se corre o risco de haver neve demais para a prática de esportes nesses meses. Então, se o seu interesse for esse, sugiro pesquisar em outras fontes. Aliás, você também pode buscar informações sobre Whistler (British Columbia), que é uma estação de ski canadense super conceituada. O Canadá é o segundo maior país do mundo, além de ser lindo, e  por isso tem muito a oferecer aos turistas. Se informe!

Praia de nudismo em Vancouver – Clique aqui!

Para mais textos da América do Norte, clique aqui.