Alguns dias atrás estive na maior feira de veículos usados e semi-novos da América Latina, o  Feirão Auto Show. O evento acontece todos os domingos no Anhembi, em São Paulo, e atrai centenas de pessoas interessadas em vender ou comprar veículos. Muitos lojistas aproveitam o evento para fazer bons negócios, mas será que a feira também vale a pena para o negociador particular? Foi exatamente isso o que fui conferir e agora vou dividir aqui as minhas impressões.

anhembi3

Antes de ir à feira, conversei com algumas pessoas que tiveram experiências bem antagônicas. Uns me disseram que conseguiram fazer excelentes negócios, enquanto outros me advertiram sobre os inconvenientes do evento. Como nitidamente não havia consenso, decidi conferir pessoalmente e tirar as minhas conclusões. Vale antecipar que as minhas conclusões são baseadas na minha experiência apenas. Ou seja, cada caso é um caso. Quem quiser saber se é uma boa oportunidade para si, só há um caminho: ir ao Feirão Auto Show tentar a sorte!

Se pretende participar do evento, é recomendável que adquira seu ingresso antecipado (clique aqui). Há várias opções e valores, eu escolhi o mais barato e acho que foi o correto a se fazer. Os ingressos para “vaga vip” são geralmente escolhidos pelos donos de carros mais luxuosos, então o meu carro “pop” provavelmente teria perdido destaque naquele setor. Se o seu carro for diferenciado, acredito que compense deixá-lo nesta ala privilegiada, pois ele estaria ao lado de veículos semelhantes. É esperado que o público de carros de alto padrão tenha o hábito de ir direto às vagas vip ao invés de ficar batendo perna pela feira toda.

anhembi1

Juntando tudo o que ouvi antes de ir e tudo o que vivi lá no Feirão Auto Show, deixo abaixo alguns mitos e verdades do evento:

Precisa chegar muito cedo!

Mito. A feira acontece das 6 às 13h e me disseram que o ideal era chegar antes das 5h30 para conseguir um bom local para estacionar. Acredito que a feira já tenha sido mais requisitada, ou talvez até seja mais cheia e eu que dei sorte. Só sei que eu cheguei um pouco antes das 7h e foi muito tranquilo. Entrei direto e consegui uma vaga ótima!

Você deve trancar seu carro e dar uma volta pela feira!

Verdade. Essa é uma ótima ideia, pois vai te dar uma noção melhor de quanto seu carro vale ali. Porém, não esqueça de deixar uma plaquinha com os dados do carro e seu número de telefone para que os interessados entrem em contato. Essa plaquinha é fornecida pelos organizadores do evento.

Só tem lojistas!

Mito. Mas é quase uma verdade se pensarmos na proporção de lojistas para cada negociador particular. A principal desvantagem de tantos lojistas no Feirão Auto Show é que eles geralmente fazem ofertas baixas, pois querem o carro para revender. Se a sua intenção é vender rápido, o evento pode ser uma excelente pedida. Porém, se sua intenção é vender bem, vá com as expectativas dosadas.

É importante estacionar em uma vaga estratégica!

Verdade. Uma boa vaga favorece não apenas a visibilidade do seu veículo aos participantes do evento, mas também te permite ir embora quando bem entender. Dependendo de onde estacionar, é possível que sua saída fique comprometida antes do final da feira. Por isso, por mais que eu tenha dado sorte chegando mais tarde, aconselho que você se programe para chegar no Anhembi o mais cedo possível.

Não tem lugar para comer na feira!

Mito. Não tem restaurantes super estruturados, mas tem barraquinhas com opções de salgados, lanches, petiscos…

anhembi2

Se a sua intenção é comprar um automóvel, não tenha preguiça de andar pela feira toda. Pesquisar e negociar são elementos fundamentais para uma compra bem sucedida. Quase todos os vendedores estão dispostos a abaixar um pouco o valor anunciado, principalmente se existirem ali carros semelhantes por valores inferiores. Mas não deixe de investigar o histórico de cada carro, saber se nunca foi batido, por exemplo. Caso você não seja um grande negociador ou não saiba identificar indícios de batida, o ideal é convidar alguém experiente para te acompanhar nesse programa.

Tanto para vender quanto para comprar um veículo, é fundamental que você já chegue no Feirão Auto Show tendo uma noção dos valores de mercado. Faça uma pesquisa online sobre ofertas do carro que deseja comprar ou vender. Confira principalmente a tabela Fipe e os anúncios do WebMotors e OLX.

Fora isso, o que posso fazer é te desejar boa sorte! Afinal, a sorte realmente desempenha um papel importante no Feirão!