Eu sei que soa estranho o que vou dizer, mas o lugar que mais gostei de conhecer em Buenos Aires foi o Cemitério de la Recoleta! É fascinante e, ao mesmo tempo, bem macabro. Situado em uma área nobre da cidade, o cemitério hospeda os restos mortais de figuras importantes, figuras históricas: heróis da Independência, presidentes da República, militares, cientistas, artistas. É um dos pontos turísticos mais movimentados da capital argentina e um dos cemitérios mais visitados do mundo. Entre os túmulos mais cobiçados estão os de Eva Perón, Adolfo Bioy Casares, Carlos Pellegrini, Facundo Quiroga e vários outros. Mas não é exatamente por isso que o lugar causa arrepios…

cemiterio3Buenos_Aires_-_Cementerio_de_la_Recoleta_-_200808aRecoleta-tower-TM

Um dos motivos que atrai tantos turistas ao cemitérios é sua rica arquitetura. Muitas das construções foram elaboradas por arquitetos e artistas famosos e consta que mais de 70 delas já foram declaras como Monumentos Históricos Nacionais. São belíssimas esculturas e muito mármore espalhados por todos os cantos. Cada detalhe foi criado com a intensão de demonstrar o luxo e a riqueza das famílias abastadas do início do século XIX, momento no qual a Argentina desfrutava de uma situação econômica invejável.

No entanto, o ostentoso cemitério inaugurado em 1822 guarda uma peculiaridade um tanto intrigante e certamente capaz de causar estranheza aos visitantes desprevinidos…

Que tal uma viagem para a Europa? Cique aqui e confira aqui as melhores dicas para o velho continente!!

bs as Cementerio_La_Recoleta_Bs_As tomb-art-949214_960_720

A particularidade que chama tanta atenção no Cemitério de La Recoleta são os caixões. Lá eles não são enterrados e sim mantidos visíveis dentro dos mausoléus. Sobre a terra e algumas vezes empilhados uns sobre os outros, os caixões podem ser vistos através das janelas e dos vitrais. Em determinadas partes do cemitério há algumas construções em mau estado de conservação, com paredes quebradas e caixões expostos, ao fácil alcance das mãos dos visitantes. É uma experiência bastante curiosa e também potencialmente assustadora para quem não está acostumado. Eu, pessoalmente, achei interessante e gostaria de repetir o passeio se voltasse a Buenos Aires.

recoleta cemiterio2

E então, o que acharam da aparência do lugar?