Passear pela Europa inspira sentar-se calmamente para prosear com os amigos, tomando um chá quentinho e petiscando um tradicional scone britânico. E foi exatamente assim que fui recepcionada em Galway, na Irlanda. Ok, eu sei que a Irlanda não faz parte da Grã-Bretanha, mas sua cultura apresenta muitos pontos em comum e o scone também é tradição por lá.

Para quem não sabe, scone é algo entre o pão doce e o bolo. Às vezes, acrescentam frutas na receita, principalmente uvas passas, mas eu prefiro o tradicional. A massa derrete na boca e geralmente adicionamos creme, geleia e/ou manteiga quando o comemos. Se você nunca provou, recomendo que experimente na próxima oportunidade.

scones com geleia e manteiga

Logo que cheguei na cidade, uma grande amiga minha foi me encontrar na rodoviária e me levou ao Cupan Tae, uma pequena e muito estilosa casa de chás, localizada bem no coração de Galway. Quando digo muito estilosa, acredite na intensidade dada ao adjetivo. Todo o interior do estabelecimento é impecável e original. Até a música ambiente contribui para criar um clima gostoso, remetendo à infância. A sensação que temos ao chegar ali é a de estarmos em uma casinha de bonecas, ou até mesmo a de sermos nós mesmos bonecas integrantes da decoração.

Apesar do capricho em cada detalhe, o que me chamou mais a atenção foram as mesas e tudo que estava sobre elas. Guardanapos personalizados e delicados e louças verdadeiramente apaixonantes. Deu vontade de enfiar algumas daquelas xícaras e bules na bolsa, mas faltou coragem. Na verdade, é possível comprar alguns itens na lojinha que eles têm mais ao fundo, perto dos banheiros. Além de itens decorativos, o Cupan Tae vende geleias e outros quitutes.

A seleção de chás do Cupan Tea é bem variada e de alta qualidade. Para quem não tem a opção de ir até lá degustá-los, é possível comprar online e recebe-los em casa. Para acessar o site deles, clique aqui. O mais legal é que eles entregam no mundo todo, incluindo no Brasil. Porém, não sei dizer se os valores compensam…

Apreciadora de chás que sou, adorei conhecer esse lugar. Foi um agradável início das minhas mini-férias em Galway. Agora, estou pronta para descobrir quais outras surpresas agradáveis a ilha me reserva!

 

Leia também: