É claro que uma metrópole com mais de 12 milhões de habitantes tem muito a oferecer aos seus moradores e visitantes! Seria impossível enumerar aqui todas as atrações turísticas de São Paulo, mas inegavelmente a avenida Paulista teria uma posição de destaque nessa lista. Assim como o nome revela, essa avenida é a cara da cidade!

O lugar abriga importantes empresas, hotéis, bancos e hospitais, além de ser um pólo cultural e artístico. O MASP (Museu de Arte de São Paulo) é um exemplo disso. Com um acervo riquíssimo de obras de renomados artistas nacionais e internacionais, a visitação ao museu é altamente recomendada. O próprio edifício do museu já é digno de contemplação, pois foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira.

Descubra os 7 melhores restaurantes da capital paulista! 

avp1

MASP visível ao fundo (edifício com detalhe em cor vermelha)

avp0 avp9

Top 3 PUBS em Sampa – Clique e confira!

As expressões artísticas, porém, não se restringem ao MASP. Ao invés disso, elas estão por toda a parte! Seja na arquitetura criativa dos prédios, nas performances de artistas nas calçadas e até mesmo nos artesanatos comercializados por ambulantes: lá está a arte e toda a sua diversidade! Até mesmo alguns dos transeuntes podem entrar na classificação de “curiosidades locais”, pois não faltam cabelos de cores inusitadas e desfiles de estilos extremamente ecléticos. Tudo isso contribui para que a av. Paulista seja um símbolo da liberdade de expressão nacional. Não é à toa que as principais manifestações acontecem bem ali.

Aos domingos, a avenida Paulista é fechada para carros e fica totalmente à disposição dos pedestres, ciclistas, skatistas… Vale muito a pena conhecer de perto a intensa e rica vida cultural de uma das cidades mais importantes do Brasil e do mundo. É também uma excelente oportunidade de aquirir alguns souvenirs pra lá de originais!

avp8 avp2 avp02

Conheça 3 cervejarias artesanais imperdíveis em SP

Se você ainda não teve a oportunidade de desfrutar desse passeio mega paulistano, confira no vídeo abaixo como foi o meu “rolê” pela Paulista no último domingo. Tenho certeza de que você ficará convencido a incluir esse programa na agenda da sua próxima viagem a São Paulo:

avp01

As 6 melhores cozinhas internacionais de SP estão aqui!

Depois de muita caminhada, a fome bateu! Escolhi explorar a praça de alimentação do Shopping Center 3, localizado na própria av. Paulista, nº 2064. Foi uma boa ideia, pois o shopping tem muitas opções de restaurantes e eu escolhi um restaurante por quilo chamado Pateo da Luz. Gostei bastante e recomendo! É ideal para aqueles momentos nos quais temos fome de “comida de verdade”, sabe? As opções são variadas e tudo o que escolhi estava saboroso.

avp3

Porém, é também possível se deliciar com as opções de comida de rua ao longo da Paulista. São muitas barraquinhas e food trucks com delícias como crepes, lanches, churros, açaí, entre outros. Fome você não há de passar!

Por fim, guardei uma supresinha exclusiva para os leitores do blog!!! 🙂

Apesar do vídeo acima mostrar bastante do cenário e da diversidade da avenida, uma parte linda não foi reproduzida lá: o Parque Trianon! Também conhecido como Parque Tenente Siqueira Campos, trata-se de um oásis em meio à selva de concreto. Recolhido sob arranha-céus suntuosos, está o belíssimo pulmão da av. Paulista! Encontrá-lo é fácil, pois sua entrada fica em frente ao MASP, e explorá-lo é um dever, já que o verde lá escondido encanta os olhos e corações. Confira algumas fotos:

Saiba como economizar em reservas de hotéis! Clique aqui.

avp4 avp5 avp6

Uma dica valiosa é procurar uma vaga e estacionar seu carro algumas quadras antes de chegar na av. Paulista. Quanto mais perto, menos chances você terá de achar um espaço livre na rua e os estacionamentos em Sampa costumam ser meio caros… Fora isso, creio que não haja a necessidade de se preocupar com nada. Apesar de eu ter revelado no vídeo meu “medo” (com motivo plausível) de ser assaltada na cidade, devo dizer que existe policiamento reforçado na av. Paulista, garantido maior segurança aos visitantes. Em nenhum momento eu me senti em perigo, mas claro que é sempre bom tomar precauções…