Arrisco dizer que seria impossível listar todos os restaurantes excelentes da cidade, pois são inúmeros. Claro que existem aqueles restaurantes mais badalados, que todos conhecem e que já viraram clichê para os turistas. Porém, após morar por 2 anos na capital, acho justo apresentar aqui uma relação não óbvia de lugares que conheci e que recomendo de olhos fechados.
Então, se você é do tipo que adora conciliar viagem e gastronomia, saiba que esse post é feito especialmente para você!
Clique aqui para descobrir qual o melhor restaurante de Vancouver, no Canadá.
Os restaurantes listados abaixo não são necessariamente opções econômicas (os preços variam), mas certamente compensam o investimento. A ordem não representa a minha preferência, pelo simples fato de eu não saber qual desses restaurantes amo mais, mas vamos lá:
1. Ruella Bistrô
Excepcional é o adjetivo para descrever o Ruella! Super romântico, ideal para casais. São três unidades e você pode conferir os endereços no site, clique aqui. Eu fui no restaurante da Vila Olímpia e fiquei de queixo caído. A decoração interna é encantadora, mas a externa também dá um toque mais do que especial para o lugar (a pequena “ruela” ao lado do restaurante é toda decorada com luzes coloridas e detalhes apaixonantes). A culinária é francesa e maravilhosa, vale cada centavo!
2. Café Journal
Sou enlouquecida por esse lugar! Já fui várias vezes, tanto no jantar (à la carte) quanto no almoço (buffet) e ainda não tenho palavras para expressar o quanto é incrível. Mas vou tentar. Em primeiro lugar, o ambiente é aconchegante, suntuoso, elegante. Ideal para casais, reunião de amigos ou colegas de trabalho. Amantes de um bom vinho irão pirar na adega do Café Journal, considerada uma das maiores e mais premiadas da cidade. O cardápio recheado de tantas maravilhas da cozinha contemporânea torna difícil a escolha do prato, mas se aceita um palpite, a costela bovina é sensacional! O restaurante fica em Moema, na Alameda dos Anapurus, 1121. Para saber mais, clique aqui.
3. Oliva
A culinária mediterrânea é bastante variada e inclui receitas que se encaixam na culinária contemporânea. Já experimentei algumas saladas, entradas, pratos principais, sobremesas e posso garantir que tudo é bem feito, saboroso. Recomendo a salada grega com queijo feta ou a de folhas com pêra e nozes, o gnocchi de mandioquinha (surpreendentemente macio) com ragú de mignon ou o penne com ragú de costela de boi. Aberto para almoço e jantar (nas segundas-feiras só abre para o almoço), o Oliva fica na zona sul, av. Nova Independência, 98.
4. Brado
Se o Brado não fosse um restaurante, seria algum tipo de poesia. Ele é simples e requintado ao mesmo tempo, só conhecendo para saber. Lugar pequeno e de muito capricho, estilo e sabor! Os pratos são bonitos e tão, mas tão gotosos. A culinária contemporânea é bem abrangente e o mais legal é que eles têm uma filosofia de cozinha consciente, ou seja, priorizam alimentos sazonais, orgânicos e locais. Tão locais que alguns são produzidos lá mesmo, na sua horta particular. Outra vantagem desse restaurante é que eles permitem que você leve seu animal de estimação e até oferecem para ele água e petiscos. É muito amor!
Para saber mais, acesse o site. O restaurante fica na rua Joaquim Antunes, 381, Pinheiros.
5. Frutaria São Paulo
Aqui está uma ótima opção para os amantes de alimentos saudáveis. A variedade de pratos, lanches, sucos, vitaminas, etc é imensa e fica fácil comer muito bem, sem pesar a consciência. Os ingredientes são de qualidade e muito bem combinados. Diga-se de passagem, foi o melhor açaí que comi na vida (e era zero açúcar, amei). Há inúmeras opções também para vegetarianos e veganos. Assim como no Brado, você pode levar seu cachorrinho para te fazer cia durante a refeição. O ambiente é agradável e costuma ser frequentado pela nata paulistana. São 3 endereços espalhados pela capital paulista e você pode conferí-los pelo site, clicando aqui.
Agora, se o seu negócio é uma boa carne, tome nota dessas duas churrascarias:
Conheça os melhores bares do Rio de Janeiro para curtir a night com os amigos. Clique aqui!
6. Vento Haragano
Disparadamente, minha preferida! Aberta todos os dias para almoço e jantar. Tem um buffet maravilhoso de saladas, frios e tudo o que se possa imaginar. Da para se esbaldar só ali, mas sugiro que se controle para sobrar estômago para as carnes – são de primeiríssima. O ambiente é agradável e sofisticado. Sempre que fui, saí passando mal de tanto comer. O restaurante fica na Av. Rebouças 1001. Para fazer a digestão, você pode dar uma caminhada tranquila pela chiquérrima rua Oscar Freire após o almoço, é bem perto! Para acessar o site, clique aqui.
7. Ponteio
Localizada na av. Jaguaré, 1600, essa churrascaria serve carnes e buffet com itens variados e excelentes. Não provei nada que estivesse menos do que muito, muito bom. Fiquei impressionada com a qualidade de tudo, principalmente do atendimento. Ainda salivo ao lembrar do entrecote argentino! Também tem estacionamento gratuito com manobrista e o valor do rodízio completo é um pouco menor do que o do Vento Haragano. Para mais informações, clique aqui.
Quais outros restaurantes você acrescentaria nessa lista?
Não deixe de conferir o Pobre Juan original da Vila Olímpia, além de um ambiente requintado e romântico, e da carne Argentina refinada, pode-se alguns dias da semana, assistir durante o jantar um show de tango, importante confirmar.
Legal, Antonio!! Obrigada pela dica, vou acrescentar na minha lista de prioridades gastronômicas!! rs 🙂
Boas dicas para quando for para SP, parabéns.
Valeu, Elbio!! Volte sempre!!