São Paulo é certamente o paraíso dos apreciadores de um bom prato!

Arrisco dizer que seria impossível listar todos os restaurantes excelentes da cidade, pois são inúmeros. Claro que existem aqueles restaurantes mais badalados, que todos conhecem e que já viraram clichê para os turistas. Porém, após morar por 2 anos na capital, acho justo apresentar aqui uma relação não óbvia de lugares que conheci e que recomendo de olhos fechados.

Então, se você é do tipo que adora conciliar viagem e gastronomia, saiba que esse post é feito especialmente para você!

Clique aqui para descobrir qual o melhor restaurante de Vancouver, no Canadá.

food2

Os restaurantes listados abaixo não são necessariamente opções econômicas (os preços variam), mas certamente compensam o investimento. A ordem não representa a minha preferência, pelo simples fato de eu não saber qual desses restaurantes amo mais, mas vamos lá:

1. Ruella Bistrô

Excepcional é o adjetivo para descrever o Ruella! Super romântico, ideal para casais. São três unidades e você pode conferir os endereços no site, clique aqui. Eu fui no restaurante da Vila Olímpia e fiquei de queixo caído. A decoração interna é encantadora, mas a externa também dá um toque mais do que especial para o lugar (a pequena “ruela” ao lado do restaurante é toda decorada com luzes coloridas e detalhes apaixonantes). A culinária é francesa e maravilhosa, vale cada centavo!

2. Café Journal

Sou enlouquecida por esse lugar! Já fui várias vezes, tanto no jantar (à la carte) quanto no almoço (buffet) e ainda não tenho palavras para expressar o quanto é incrível. Mas vou tentar. Em primeiro lugar, o ambiente é aconchegante, suntuoso, elegante. Ideal para casais, reunião de amigos ou colegas de trabalho. Amantes de um bom vinho irão pirar na adega do Café Journal, considerada uma das maiores e mais premiadas da cidade. O cardápio recheado de tantas maravilhas da cozinha contemporânea torna difícil a escolha do prato, mas se aceita um palpite, a costela bovina é sensacional!  O restaurante fica em Moema, na Alameda dos Anapurus, 1121. Para saber mais, clique aqui.

3. Oliva

A culinária mediterrânea é bastante variada e inclui receitas que se encaixam na culinária contemporânea. Já experimentei algumas saladas, entradas, pratos principais, sobremesas e posso garantir que tudo é bem feito, saboroso. Recomendo a salada grega com queijo feta ou a de folhas com pêra e nozes, o gnocchi de mandioquinha (surpreendentemente macio) com ragú de mignon ou o penne com ragú de costela de boi. Aberto para almoço e jantar (nas segundas-feiras só abre para o almoço), o Oliva fica na zona sul,  av. Nova Independência, 98.

oliva

 4. Brado

Se o Brado não fosse um restaurante, seria algum tipo de poesia. Ele é simples e requintado ao mesmo tempo, só conhecendo para saber. Lugar pequeno e de muito capricho, estilo e sabor! Os pratos são bonitos e tão, mas tão gotosos. A culinária contemporânea é bem abrangente e o mais legal é que eles têm uma filosofia de cozinha consciente, ou seja, priorizam alimentos sazonais, orgânicos e locais. Tão locais que alguns são produzidos lá mesmo, na sua horta particular. Outra vantagem desse restaurante é que eles permitem que você leve seu animal de estimação e até oferecem para ele água e petiscos. É muito amor!

Para saber mais, acesse o site. O restaurante fica na rua Joaquim Antunes, 381, Pinheiros.

5. Frutaria São Paulo

Aqui está uma ótima opção para os amantes de alimentos saudáveis. A variedade de pratos, lanches, sucos, vitaminas, etc é imensa e fica fácil comer muito bem, sem pesar a consciência. Os ingredientes são de qualidade e muito bem combinados. Diga-se de passagem, foi o melhor açaí que comi na vida (e era zero açúcar, amei). Há inúmeras opções também para vegetarianos e veganos.  Assim como no Brado, você pode levar seu cachorrinho para te fazer cia durante a refeição. O ambiente é agradável e costuma ser frequentado pela nata paulistana. São 3 endereços espalhados pela capital paulista e você pode conferí-los pelo site, clicando aqui.

Agora, se o seu negócio é uma boa carne, tome nota dessas duas churrascarias:

food3

Conheça os melhores bares do Rio de Janeiro para curtir a night com os amigos. Clique aqui!

6. Vento Haragano  

Disparadamente, minha preferida! Aberta todos os dias para almoço e jantar. Tem um buffet maravilhoso de saladas, frios e tudo o que se possa imaginar. Da para se esbaldar só ali, mas sugiro que se controle para sobrar estômago para as carnes – são de primeiríssima. O ambiente é agradável e sofisticado. Sempre que fui, saí passando mal de tanto comer. O restaurante fica na Av. Rebouças 1001. Para fazer a digestão, você pode dar uma caminhada tranquila pela chiquérrima rua Oscar Freire após o almoço, é bem perto! Para acessar o site, clique aqui.

7. Ponteio  

Localizada na av. Jaguaré, 1600, essa churrascaria serve carnes e buffet com itens variados e excelentes. Não provei nada que estivesse menos do que muito, muito bom. Fiquei impressionada com a qualidade de tudo, principalmente do atendimento. Ainda salivo ao lembrar do entrecote argentino! Também tem estacionamento gratuito com manobrista e o valor do rodízio completo é um pouco menor do que o do Vento Haragano. Para mais informações, clique aqui.

Quais outros restaurantes você acrescentaria nessa lista?